quinta-feira, 2 de julho de 2009

Conhecendo melhor o TOC

Até pouco tempo atrás TOC era considerada uma doença rara, e bem pouco conhecida.

Muitas pessoas tinham medo de falar sobre o que sentiam por medo de serem taxadas de loucas, e sofriam em silêncio, hoje em dia ainda existe o preconceito e a falta de informação, mas felizmente já existe tratamento, não tem garantia de cura mais já ajuda bastante na vida do portador do TOC, com controle, medicação, terapia, é realmente muito bom, mas primeiramente a pessoa deve admitir para si mesma que precisa de ajuda.

O TOC não é uma doença de agora como muitos pensam. Essa doença já atormenta a vida das pessoas há muito tempo, só não era tão conhecida como agora, Para se ter uma idéia grandes nomes como Charles Darwin e que viveu em uma época que os problemas psicológicos eram poucos conhecidos, tinha características de um portador de TOC, evidências mostram que Darwin também apresentava estes tipos de comportamentos, incluindo outros relacionados a pânico, agorafobia e hipocondria. Esta pode ser um dos motivos do quanto ele detalhava os fatos - ele até mesmo anotava o volume e força das campainhas em seus ouvidos todos os dias Tem também O aviador e produtor de cinema Howard Hughes esse foi retratado até no cinema por Leonardo Di Caprio em O aviador, ele tinha sérios problemas com bactérias, medo excessivo de contaminação, a obsessão com os germes tinha começado na sua infância, devido em grande parte a uma educação demasiada protetora da sua mãe, e foi se agravando ao longo da sua idade adulta. Desde o início da década de 40 que ele requeria que todos os que entrassem em contacto com as mesmas coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus criados tinham que tratar de tudo usando lenços de papel o que se pode ver nessa cena do filme o aviador


 

Existem outros filmes tais como "Melhor é Impossível" com Jack Nicholson que também retratam bem o TOC o personagem do Jack Nicholson tem várias manias que chegam a serem engraçados, vários trincos na porta e uma seqüência exata para fechá-las, medo de bactérias, organização excessiva com roupas e outros objetos, um jeito estranho de andar na rua dentre outros.


 

Um bom livro para se entender melhor o TOC é o "Mentes e Manias" da autora Ana Beatriz Barbosa Silva, ele explica com detalhes os sintomas do TOC e o que passa pela cabeça de quem sofre dessa doença!

1 comentários:

Anna Gabriela disse...

Meu querido temos a mesma idéia, o mesmo projeto, mas também to fazendo uma campanha para montar um slide para circular por e-mails sobre isso com informações de portadores de toc do país todo. Entre no meu blog, http://tocplaneta.blogspot.com
Poste mais coisas no seu blog, estou divulgando ele junto com o meu.
Um forte abraço, Anna Gabriela.

Postar um comentário